ADQUIRA ESTE DICIONÁRIO IMPRESSO

Você pode adquirir este dicionário impresso através do seguinte site:

http://www.clubedeautores.com.br/book/33715--DICIONARIO_DA_TEORIA_LITERARIA_E_ESTETICA_DE_MONTEIRO_LOBATO





ESCRITORES: CATULO DA PAIXÃO CEARENSE

CATULO DA PAIXÃO CEARENSE: Catulo é o grande poeta nacional.
O Brasil possui poetas em barda e alguns magníficos; mas não são poetas universais que jogam com imagens vindas de longe — de Anacreonte a Verlaine. Poetas que tanto seriam brasileiros como mexicanos, franceses ou russos.
Catulo, porém, é o poeta da terra, a harpa eólea que ressoa ao menor arfar destes chãos. Amores, anseios, sofrimentos humildes, cismas vagas, o verdadeiro sentir da nossa gente só nele encontra voz. E que voz! Com que vigor se exprime! Com que inaudita riqueza de imagens novas, sem eiva de reflexo europeu!
Catulo é bem a voz da terra brasílica. Voz das coisas e voz das gentes. Tanto fala nele o amor do vaqueiro como a angústia bracejante da peroba que a queima da floresta deixou semi-carbonizada no viso do espigão.
Aos demais poetas ouvimo-los tomados dum estranho transtorno interno. Uma coisa grande, uma coisa vaga, informe, monstruosa, cresce dentro de nós, expulsa o moderno de importação e nos deixa sozinhos com a raça. Nosso peito se enche de avós, como um albergue tomado de assalto por sombras ambientes.
Acodem tupinambás de pedras verdes nos lábios dos que comiam portugueses com tripas e tudo; acodem velhos lusos de barba em colar; acodem as iracemas que se cruzaram com esses barbadões iniciais; acodem avós fazendeiros de açúcar, bandeirantes, tropeiros que acabaram barões do Império, acodem homens dos garimpos, caçadores de onça, senhores de escravos, sinhás-moças e sinhás-velhas — toda essa gente passada que viveu, amou, chorou e com as armas que pode foi tirando da floresta imensa um país.
Acodem em tumulto para ouvir a língua que foi a deles e ouvir aquelas imagens, únicas que lhes sugerem coisas vistas e vividas. E enquanto o poeta geme ao violão o seu descante, permanecemos assim, obstruídos de raça, no êxtase de íncubos atravancados de veneráveis súcubos avós. (6:136-137)