ADQUIRA ESTE DICIONÁRIO IMPRESSO

Você pode adquirir este dicionário impresso através do seguinte site:

http://www.clubedeautores.com.br/book/33715--DICIONARIO_DA_TEORIA_LITERARIA_E_ESTETICA_DE_MONTEIRO_LOBATO





ESCRITORES: FIALHO DE ALMEIDA

FIALHO DE ALMEIDA: 1. Talvez seja influência de Camilo e Fialho, esses dois impenitentes. Sobretudo Fialho, que chega a tornar-se antipático de tanta ferocidade. Uma hiena com cirrose no fígado e enjaulada não estilaria tanto fel como a pena desse tranca. Que estilo! Bárbaro como um huno, belo como a saúde. Estilo que não da satisfações a ninguém — que não manda dizer. (2:25)
2. Fialho é um estilo, Rangel! São dois os grandes estilos — Camilo e Fialho. Eça, que eu tanto admirava, parece-me, ao pé destes dois colossos, um alegre cozinheiro de operetas parisienses. Um arregalador. Sabe o que é? Calão de "mambembe". O trabalho deles aparece nos anúncios de espetáculo.


Hoje Hoje
O REI BABAU

Arreglo de "Le Roi Bobeche" de Coignard
por
Eça de Queiroz


A palavra me arrepiou quando a topei pela primeira vez; hoje compreendo o valor expressivo do neologismo. Com grande talento, Eça arreglou Paris para uso de Lisboa.
Mas em Fialho há gênio, há estilo. Possui ele uma visão artilhada de telescópios e microscópios. Vai logo aos recessos mais íntimos, às privadas, aos subterrâneos da alma humana e revela as pudicas e escondidíssimas escorrências. E quando descreve cenários, usa lucilações de relâmpagos. Quis a janela aberta: estava um dia supremo, vivo de sol, com tintas loiras de inverno sobre os montes." (2:154-154)
..............................................................................................

Ver: ESTILO 10 (2:22)