ADQUIRA ESTE DICIONÁRIO IMPRESSO

Você pode adquirir este dicionário impresso através do seguinte site:

http://www.clubedeautores.com.br/book/33715--DICIONARIO_DA_TEORIA_LITERARIA_E_ESTETICA_DE_MONTEIRO_LOBATO





ESCRITORES: JORGE AMADO

JORGE AMADO: Seus livros da Bahia revelam-me mais que um escritor, que um romancista, que um artista. Revelam-me uma força da natureza, uma espécie de harpa eólia que ressoa à passagem dos ventos dos dramas da miséria. Daí a especialíssima impressão que causam — única inconfundível e TRÁGICA. Trágica no sentido grego da palavra. Na planura da literatura brasileira, Jorge Amado vai ficar com um bloco súbito de montanha híspida, cheia de alcantís, de cavernas, de precipícios, de massas brutas da natureza.
Difícil definir seus livros, meu caro Jorge. Eles desgarram todos os moldes assentes —- são livros de dar dor de cabeça aos acadêmicos, aos seguidores de regras de arte.
Livros dolorosamente terríveis porque contêm verdade demais. E contêm verdade demais porque, como harpa eólia que você é, eles são a própria verdade circulante no ar como ondas captadas por uma antena potentíssima.
As antenas que você possui vão-se aperfeiçoando em potência. "Jubiabá" me pareceu que seria o pico culminante. "Mar Morto" sobe mais.
Vou retribuir seu livro com um meu — o último. Ambos trazem a nossa visão desesperada da miséria brasileira.
Você pinta-lhe os quadros mais dramáticos. Eu ingenuamente aponto um remédio. Diferença de idade. Talvez com a minha idade você também cometa a ingenuidade de apontar remédios... (4:14-15)