ADQUIRA ESTE DICIONÁRIO IMPRESSO

Você pode adquirir este dicionário impresso através do seguinte site:

http://www.clubedeautores.com.br/book/33715--DICIONARIO_DA_TEORIA_LITERARIA_E_ESTETICA_DE_MONTEIRO_LOBATO





APRESENTAÇÃO


Monteiro Lobato, conhecido como contista excepcional e o mais importante autor de livros infanto-juvenis do Brasil, foi, acima de tudo, um grande pensador. Pensou a literatura, a arte em geral, a indústria gráfica brasileira, o petróleo nacional e tudo o mais que se relacionava ao cotidiano de um cidadão em sintonia com seu tempo e com os olhos voltados para o futuro e a mente enriquecida pela cultura milenar do homem ocidental.
A vida de Monteiro Lobato sempre exerceu sobre mim um imenso fascínio e admiração, a ponto de, em uma época de minha vida de adolescente, conhecer tanto de sua vida que minha família chegou a pensar em inscrever-me em um programa de televisão em que se concorria a um grande prêmio a pessoa que dominasse profundo conhecimento sobre algum assunto.
Meu primeiro contato com Lobato foi através do ‘Jeca Tatuzinho”, na época distribuído gratuitamente nas escolas pelo “Biotônico Fontoura, cuja história me foi lida na cama, antes de dormir, pela minha mãe, quando eu ainda estava sendo alfabetizado no primeiro ano do Curso Primário, em 1966. No ano seguinte, passei a conhecer as aventuras de Narizinho, Pedrinho, Emília e os outros personagens de Lobato através do “Sítio do Picapau Amarelo”, na segunda versão para a televisão produzida por Julio Gouveia (1914-1988) e Tatiana Belinky (1919-2013).
Já alfabetizado, o primeiro livro que li foi uma versão do “Robinson Crusoé” feita por Lobato. Em um domingo ou feriado, acordei antes de todos em casa e fui à pequena biblioteca que minha mãe havia montado em casa na última reforma da casa que ela planejara. Pequei o livro e comecei a ler. Passei o dia todo com ele à minha frente, devorando as aventuras do náufrago. Almocei e lanchei lendo, não assisti aos programas de televisão e, à noite, antes de dormir, eu havia acabado de ler todo o livro.
As histórias escritas do Sítio eu só li no Carnaval de 1974, já adolescente. Cheguei a ler mais de um livro por dia, simplesmente encantado com a narrativa, divertindo-me muito com as aventuras dos personagens do Sítio. Anos mais tarde, já adulto, cursando Letras na USP, voltei a ler a obra completa de Lobato e me diverti ainda mais, descobrindo que as chamadas obras infantis do criador de Emília divertiam igualmente os adultos, com suas críticas políticas e sociais, que a criança não capta.
Na faculdade de Letras, fui-me envolvendo com a Literatura Infantil e Juvenil, passando a estudar a teoria literária presente nela, desejando, por fim, dedicar-me a esse estudo mais profundamente, através da pós-graduação.
Eu havia percebido que existiam muitas obras no Brasil dedicadas a essa área, mas que não apresentavam qualquer novidade. Ao contrário, algumas pareciam ter bebido na mesma fonte, citando a mesma passagem de uma carta de Lobato em que ele fala da literatura infantil, antes mesmo de dedicar-se a ela. Refiro-me a um trecho de uma carta de Lobato a Godofredo Rangel, presente no segundo volume de “A Barca de Gleyre”, no qual, entre outras coisas ele afirma: “Ainda acabo fazendo livros onde as nossas crianças possam morar. Não ler e jogar fora; sim morar, como morei no Robinson e n’Os Filhos do Capitão Grant.“ Como eu já estava conhecendo razoavelmente bem toda a obra de Monteiro Lobato, achei um absurdo a repetição da mesma citação, acreditando mesmo que os autores não haviam, de  fato, lido os livros dele. Havia uma riqueza tão grande de comentários sobre literatura e arte em geral, que se tornava inconcebível ater-se a apenas um comentário, embora importante, sem conhecer e reconhecer essa riqueza.
Foi neste momento que tive a idéia de organizar um dicionário com a “teoria” literária e estética de Monteiro Lobato, com outras ligações por afinidade aos temas. Percebi não se tratar de uma “teoria” sistematizada, mas refletida ao longo de toda a vida e obra do pai do Jeca. Fui recolhendo citações cabíveis em meu projeto em cartas, contos, livros classificados como infantis e em toda a sua obra adulta. Uma “teoria” escrita tão naturalmente que diverte quem a lê, sem deixar de compreender sua seriedade.
 O primeiro problema não foi o acesso a toda a obra de Lobato, pois, além das obras completas, eu também possuía antigas revistas e livros em que apareciam textos desse autor, inclusive em versões anteriores à final, que passaram a incorporar as “Obras Completas”, organizadas por Lobato. O maior problema era organizar o dicionário, numa época em que o computador pessoal não era uma realidade. Eu datilografava folhas que iam sendo encaixadas em ordem alfabética. Era muito trabalhoso e cansativo. Desanimador, mesmo. No meu tempo de folga – nessa época, início dos anos 1990, eu trabalhava muito, pois tinha um restaurante e uma doceria que me tomavam muito tempo – eu ia organizando o dicionário. Somente em 1993 comprei o meu primeiro computador pessoas, na época o melhor que havia, mas que na verdade era uma espécie de máquina de escrever elétrica, com a vantagem de gravar em sua memória tudo o que eu havia pesquisado e ia digitando, podendo corrigir e intercalar textos conforme os ia lendo. Reli tudo o que Monteiro Lobato havia escrito e que estava em minhas mãos, num total de 28 volumes. Em julho de 1994, antes de realizar uma viagem ao Pantanal Matogrossense (o destino, na verdade, era Macchu Picchu), terminei de organizar o Dicionário, idealizado a três ou quatro anos antes.
Houve ainda um outro problema. Este Dicionário também foi idealizado como trabalho de Mestrado em Literatura. Fui aprovado na FFLCH da USP, iniciando meu curso em 1991, logo após concluir a graduação na mesma Universidade. No entanto, a estrutura da Academia não permitia que eu desenvolvesse esse trabalho, o que me desanimou. Com a morte repentina de meu sócio no restaurante no final de 1992, assumindo devido a isso mais responsabilidades, abandonei o curso de pós-graduação, pois não estava atendendo aos meus objetivos.
A partir de meados de 1993, vendi a minha parte no restaurante e resolvi me dedicar exclusivamente à Literatura, mantendo-me com o que consegui guardar da venda do negócio. Embora com mais de trinta anos, ainda estava muito imaturo para ser um escritor (ainda hoje, com mais de cinqüenta, tenho as minhas dúvidas se um dia estarei realmente pronto) e consegui produzir muito pouco. Mas o Dicionário foi fruto desse período.
Se fosse um trabalho para o Mestrado, teria de haver uma análise muito bem realizada e refletida sobre o tema, mas dispensei essa análise, uma vez que o texto de Lobato fala por si, sem necessitar de intérprete ou análise. Por essa razão, sinto-me não um organizador, mas um simples curador deste Dicionário. Um dicionário que é, antes de tudo, uma leitura agradável e divertida, em que a personalidade de Monteiro Lobato se revela plena em inteligência, ironia, humor e sabedoria.
Concluindo, este dicionário procura centrar-se no pensamento de Monteiro Lobato sobre a literatura, a arte e temas afins. Com certeza, nunca será uma leitura enfadonha, pois é impossível enfadar-se com Monteiro Lobato; será, sim, uma leitura agradável e divertida, em que a personalidade do criador do Jeca Tatu, da Emília e de tantas outras personagens que entraram para o imaginário nacional se revelará de forma plena.
Por ser fruto de alguns anos de trabalho (não deixa de ser um “filho” meu), não poderia este Dicionário ficar encerrado em uma gaveta (ou como um arquivo em meu computador). Dá-lo a público é, acima de tudo (assim o espero), um incentivo à leitura ou releitura da obra adulta e infanto-juvenil de uma das mais importantes personalidades da cultura brasileira
Leitura obrigatória para todo amante da arte, da literatura e da cultura nacional e universal, que certamente levará à leitura ou à releitura da obra deste genial autor brasileiro.